A Medicina Preventiva como o próprio nome diz, é a medicina voltada para a prevenção de doenças. Direto do dicionário, o significado da palavra prevenção surge como um conjunto de medidas ou preparação antecipada de (algo) que visa prevenir (um mal). Exatamente isso: a Medicina Preventiva se utiliza de ferramentas médicas essencialmente voltadas para o diagnóstico precoce de patologias que ainda não se manifestaram clinicamente e que, portanto, são evitáveis ou retardadas, atuando também na prevenção de possíveis complicações de doenças já instaladas.

A arte de prevenir doenças é fundamental nos dias de hoje, já que a população encontra-se cada vez mais longeva. Porém, o mais importante não é o fato das pessoas estarem vivendo mais, mas sim o desejo de viverem mais e com qualidade de vida. Certamente o estado de saúde tem total relevância quando o assunto é qualidade de vida. “Ir e vir” sem maiores ou nenhuma limitação é fundamental. E aqui cabe dizer: tomar remédio é bom e necessário quando bem indicado, mas o melhor é não precisar dele!!!

Uma coisa é certa, a Medicina Preventiva é a medicina do futuro. O bom médico se não atua nesta área, tem por dever indicar quem o faça.

E você, está esperando o que para nos procurar?

Outras Especialidades

Longevidade é sinônimo de: resistência, durabilidade. Substantivo feminino oriundo do latim ‘longaevus’…

                                   Leia Mais

Com os novos recursos médicos e de prevenção da atualidade, o homem tem tudo de que precisa para viver…

                                   Leia Mais

Nutrologia é a especialidade médica que previne, diagnostica e trata qualquer alteração do estado de saúde…

Leia Mais